sábado, 14 de março de 2009

É NORMAL SENTIRMOS CIÚMES?!


















É NORMAL SENTIRMOS CIÚMES?!


Ciúme = Emulação, competição, rivalidade
Despeito invejoso, inveja, receio de perder alguma coisa, cuidado, zelo.

O ciúme é conotado como um sentimento doloroso que aparece devido a exigências emocionais de um amor inquieto, ou seja, o sentimento de posse da pessoa amada... assim como a suspeita ou a certeza da sua infidelidade.

Alguns homens dizem que o ciúme é um sentimento feminino, mentira! O ciúme tal como outros sentimentos ( ou ...ices que há por aí...)
não tem sexo!

Todas as pessoas podem ter este tipo de sentimento dentro de si, por este ou aquela razão, algumas admitem outras não. O ciúme, meus amigos, é um sentimento complexo que pode surgir de uma desconfiança, razão de ser ou outra qualquer insegurança vinda do nosso interior (fosgasse e nem sou nada ciumenta, acreditem), diz-se que é uma combinação de emoções onde se misturam a inveja, seguida de raiva, ódio, pena, autocomiseração, vingança, tristeza, mortificação, culpa, vaidade, inferioridade, orgulho medo e ansiedade. Porra logo vi porque não sou ciumenta.... credo que combinação mais manhosa e negativa!

O importante aqui é dizer, meus amigos, que apesar de tudo, é um sentimento normal, quando não é exacerbado... tão normal como as saudades. Porque ele surge da desconfiança, outro sentimento que não tem sexo, meus queridos! Mas o pior ciúme, é o ciúme sexual, onde o termo de posse pode sentir-se mais forte, infelizmente, apesar de ninguém ser dono de ninguém... Quando vão aprender isso?! É pior sim, é pior porque põe em causa a identidade de quem o sofre... daí os crimes passionais! O ser humano adora complicar! Mas meus amigos, ser traído físicamente pelo companheiro ou companheira activa os sintomas de insegurança, abandono e raiva... Atenção! Se a auto-estima estiver em baixo, então fujaaaaammmm! Porque a pessoa que se sente traída seja de que sexo fôr, crenças religiosas, direcções sexuais, chega a pensar que não deve valer nada... o que pode levar a extremas actitudes.

Vamos lá tentar perceber esta cena dos ciúmes nas mulheres e nos homens para ser mais específica... Já estavam à espera, ACREDITO!
A mulher, quando percebe que o companheiro tem ciúme fica vaidosa porque pensa que é amor e que é isso que a torna importante, desengane-se... vejam só que até pensa que é por isso que é amada... isso não é amor pá, é termo de posse... ego masculino, mulher! Já ouviste falar nisso?! Olha que existe e é lixado quando se pica essa cena. A mulher, quando sente ciúme, a primeira preocupação que tem é afastar a concorrente, olhando-a como perigosa e no seu sentimento que, infelizmente julga nobre, sente que demonstra o seu amor verdadeiro ao companheiro... é mentira mulher, continua a ser sentimento de posse! Depois tem esta merda que me aflige, como é que uma mulher pode culpar a outra mulher de ser perigosa, traidora, manhosa e que se insinua ao homem dela seduzindo-o.... Porra! O marido ou namorado dela é que trai, não a outra... é ele que dorme com ela ou é a outra mulher?! Dahhhhh! ACORDA!!! É verdade elas vêm as coisas desta forma... a verdade é que é um truque antigo já inserido nas mentalidades de outras gerações, uma espécie de herança amaldiçoada para poderem perdoar o homem e, ingenuamente joga a sua hostilidade sobre a outra que julga ser a caçadora o que é realmente uma pena!! Só concordo com este tipo de atitude se acontecer ser uma familiar ou amiga, aí sim, é dupla traição. O que, de forma alguma tira a responsabilidade à pessoa que partilha a sua cama diariamente.

A verdade é que o homem é bem pior!!
O homem nunca confessa!! Raramente o faz porque gosta de dissimular ou dizer que está com mau humor....deve ser difícil falar de sentimentos – a porra da educação que teima em não mudar! Que cena, qual é o mal dos homens confessar que sentem ciumes? Julgam que elas não percebem?? Acordem! Abram os olhos! A verdade é que os tipos acham que se assumirem os seus ciúmes perante ela ficam diminuídos ou inferiorizados, lá se vai a masculinidade... a insegurança para eles é um sentimento com carácter de fragilidade, ao que elevam a um sentimento feminino! Quem vos ensinou essas merdas todas!? Claro que se dizem a um rapaz que isso é feminino ele nunca vai assumir... experimentem dizer às filhas que é um sentimento masculino e verão como vai ser no futuro... troca-se tudo....Quando aprendem que os sentimentos não têm sexo?!? Pois é, minhas amigas, ao contrário das mulheres, os homens jamais vos perdoarão porque quando olham o rival, vêm-no como um ponto mais forte que eles porque os ultrapassou mas, culpam sempre a companheira – aquela putona dissimulada - e será difícil deitarem-se com ela de novo. Então na cabeça deles, a companheira não merece confiança e que irá sempre tentar seduzir algum outro. Numa coisa estão os dois de acordo infelizmente... ambos assumem que a mulher, neste jogo da traição/sedução tem uma posição activa, e o homem uma posição passiva.... coitadinho!!! É daí que surgem os esterótipos de que a mulher é sem escrúpulos, ardilosa e indigna de confiança por isso perigosa! Grandes sepos... a cena tá toda trocada estes são estereótipos adoptados pela sociedade. não têm sexo... seduz quem quer seduzir, é seduzido quem quer ser seduzido... não tenham dúvidas!

Segundo alguns psicólogos... é aqui é que ganho esta merda e já sei porque não sou ciumenta, porque nunca tive ciúmes dos meus irmãos! É verdade há uma quantidade de estudiosos que defendem que esta insegurança já vem de berço. Porra e quem não teve berço?! (risos)
A verdade é que eles dizem que o factos de os putos... em feminino não vale;P... sentirem que devem agarrar as mães para não perderem o lugar... outra vez a merda do termo de posse, sendo esta o objecto do seu amor e, quando ocupada por outro irmão instiga o sentimento de abandono, ansiedade e perda.

Digamos que o ciúme é um sentimento que governa através da incapacidade de amar devido a uma ambivalência profunda que aparece nas pessoas que instituem relações objectais. E a verdade é que, sempre que este sentimento toma actitudes extras em doses demasiado elevadas... onde algumas pessoas até são capazes de cometer crimes passionais, é de uma infelicidade incrível. Porque, quanto a mim este é um triste sentimento que só nos pode causar problemas.

Proponho-vos algo diferente:
que tal se em vez de ciúmes tentarmos fazer realçar o melhor de nós?! Difícil? Difícil mas, jamais, impossível! Em vez de perdermos tempo a culpar outras mulheres ou as próprias, no caso dos homens, que tal estimularmos a relação - e o ciúme por incrível que pareça não é unico dos casais, vive-se também nas amizades e outras relações familiares e interpessoais, infelizmente - que tal nos debruçarmos sobre a dedicação, o apoio humano, diálogo e desejo de renovação, respeito, companheirismo e presença?! Para que qualquer relação interpessoal presista intacta precisa de todos estes sentimentos renovados e alimentados não de sentimentos destrutivos que podem corroer a relação. Há que renovar diariamente meus amigos e minhas amigas... nada de pôr as culpas nos outros! Todos somos responsáveis pela vida, dois não fazem se um não quiser, caso contrário é violação de direitos! Toca a assumir um papel que deva contemplar a presença, nos bons e maus momentos! Está bem, já sei que esta merda é mais fácil dizer que fazer mas, podemos sempre tentar! Deixem lá o termo de posse na casa da mãezinha, ela é a única pessoa, assim como o pai, claro, que pode dizer que nos tem para sempre e, olhe lá.

Ciumentos e ciumentas do nosso País e arredores, se querem ultrapassar este sentimento tão negativo dentro de vós a alternativa que vos deixo é de que devem prevenir o ciúme, não se esqueçam, prevenir, não alimentar! E como, dirão vocês?! Pois bem, a melhor maneira de o prevenir é tornarem-se numa pessoa única e irrepreensível... deve ser difícil, não?! Acreditem que não é. Sejam autênticos e aprendam nas vossas diferenças a renovar a vossa vida sem culpas, sem medos, sem inventarem motivos comodistas para se manterem de cabeça enfiada na areia.
Dêem espaço, confiem e tornem-se confiantes. Resistam à obssessão da possessão, libertem-se! Aceitem o facto de poder haver quem amem que não vos ame e deixem essa pessoa ser feliz para que vocês mesmo possam encontrar a vossa sem culpas! Se forem correspondidos no amor, dêem tudo o que tiverem, se acharem que vale a pena e tornem-se presentes nas vidas de quem vos é querido... um simples bilhete deixado de manhã, um carinho... não é difícil e, façam-me um favor, SEJAM FELIZES!!!

Luisa Abreu
23/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário