quarta-feira, 18 de março de 2009

John Lennon - Imagine




IMAGINA

Imaginem que já imaginei tudo isto e muito mais mas, a verdade é que não basta ser sonhadora apenas, não basta apenas imaginar mas, temos que colocar mãos à obra. Sim! A melhor forma de tornar parte da imaginação possível... se realmente for um sonho de mais alguém, é começar pela nossa casa, pelos nossos filhos, pelas escolas. As crianças são as fontes mais seguras e mais influentes junto dos seus pais, e restante família. Pensando isto, apenas posso deixar fluir a ideia de que é nossa responsabilidade como pais, educadores, professores - e outros "ores" que existam na vida das crianças sem o objectivo de as mutilar, castrar e violentar e, até descriminar - mudar as mentalidades através desses seres maravilhosos e puros... autênticos diamantes brutos para o bem e para o mal... desejo que o façam para o bem.
Trabalhar com as crianças é das coisas mais belas que existem no mundo! É a oportunidade de fazer a bola girar e avançar e, tornar o que se imagina e sonha em realidade. Eles não são uma tábua rasa... jamais os vejam assim porque muito se pode aprender com eles. Eles são a essência de um ser, onde restará no seu peito as influências que tiverem no mundo e, as que não tiverem também. É preciso que agarremos todos a ideia e, saibamos trabalhar com as crianças, incutindo o respeito pelos outros, independentemente das raças, dos credos, dos sexos... já abolimos a escravatura - parece que e, infelizmente, não na sua totalidade - já mudamos tanta coisa, apesar de ainda existirem tantas verdades bizarras por aí, porque não mudarmos um pouco e, aos poucos as mentalidades tacanhas e castradoras? Porque não ensinar aos filhos que marchem pela paz e pela igualdade em vez de darem murros em muros protegidos por cacos de vidro?

Então, imaginem que era possível... imaginem que de algum lugar vocês poderiam ver o mundo mudado - para o bem, sabendo que sempre existirá o reverso da medalha - que as mudanças vão-se dando com os tempos - mudam-se os tempos mudam-se as vontades, mas, as verdades também -que tudo vai ficando mais limpo nesta vida e que os vossos filhos, netos, sobrinhos, primos e afins vão sendo pessoas mais felizes e mais preenchidas. Vão sendo pessoas que passam valores, sem a castração de algumas tradições que se impõem e, pensem... pensem se no vosso peito não sentiriam também uma paz eterna? Mesmo que seja por momentos... enquanto é, será sempre sentida como eterna.

Será que é tão difícil? Será que juntos não conseguiriamos? Ah! Pois! Eu sabia! Alguns não querem e, infelizmente ainda têm o seu peso neste mundo. Mesmo que seja um ou dois, já vale a pena e, as crianças, serão sempre o caminho mais correcto para se fazer as mudanças. Por isso as devemos respeitar como pessoas que são e, fazê-las acreditar que vale a pena e, sempre valerá a pena construir. Não cruzem os braços! Não se neguem à partida o direito de trazer um sorriso à face dos vossos filhos, só porque o patrão vos pede mais horas de dedicacão. Porque para uma criança basta apenas uma ou meia hora por dia para se sentirem amadas e respeitadas. Basta uma atenção especial, lembrado-lhes que serão sempre parte integrante do mundo e, que serão sempre seres humanos muito importantes para mudar o que está mal no mundo.

Sei muito bem que nem sempre é fácil... claro que sei! Sei muito bem que existem muitas famílias separadas ou repartidas... isso pode ou não pesar, só depende dos projenitores. Há muitos pais juntos que estão tão distantes ainda das suas crianças... porque dão por certo elas estarem perto. E quando partirem para o seu mundo, que lhes restará? O vazio? A incerteza? A desconfiança? O medo de que não estejam felizes? Não lhes incutam o medo mas o companheirismo. E mesmo separados, os pais podem fazer milagres pelos seus filhos, se não decidirem viver para lançarem-nos como bombas de um lado para o outro. Porra! A relação não deu certo, ponto final! Agora existem seres mais importantes, fruto da nossa entrega, ou não, pouco importa, o que é interessante é fazer com que eles se saibam amados pelos dois. É difícil?! Claro que não! Hajam com responsabilidade perante eles e a vossa vida. Sintam que mesmo não dormindo no quarto ao lado vocês foram responsáveis por eles estarem no mundo e, isso acarreta deveres... sim, deveres! Quem julga que só tem direitos que esqueça essa palavra no momento que são pais. Quem faz um filho fá-lo por gosto mas, deve ter o gosto de os ver a crescer com o melhor deles próprios sem lhes faltar com o devido amor e carinho. Disso faz parte tudo o resto, não a compra das suas emoções e amor... jamais! Apenas a dádiva de os ter junto e, ensiná-los a respeitar o pai e a mãe da mesma forma, sem rancores ou represálias. Lembrem-se, quando um projenitor fala mal de outro ao seu filho está a magoá-lo friamente! Quando referem algo do género porque não olham os olhos dos vossos filhos? Verão a pupila a mudar de forma... essa sim, nunca aprenderá a mentir... essa é a fonte da verdade, por isso gosto de olhar as pessoas nos olhos. Pode-se aprender e ensaiar gestos, pode-se gesticular a mentira mas jamais gerar no olhar a mentira... façam a experiência e comprovarão. Quando se inventaram testes de medir a mentira ou a verdade, apenas se disse meia verdade porque, sinceramente, isso deixava com que as pessoas se esquecessem que o seu corpo iria revelar as melhores provas que alguém poderia conseguir.
Pensem nas crianças como o verdadeiro modo de mudar as coisas que estão mal neste nosso mundo e, melhorem o seu dia-a-dia.

Estou a fazer a minha parte o melhor que posso e sei... e você?


Luisa Abreu
17/03/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário