sábado, 14 de março de 2009

GUERRA DOS SEXOS?!
























GUERRA DOS SEXOS?!


Vá não pensem mal, só porque viram este título! Não vou dar pancada em ninguém em especial e, vou falar de uma maneira geral. Pretendo sim falar de homens e mulheres mas num sentido lacto. Por vezes chateia-me ver alguns tipos a falar à boca cheia, tanto de quem têm lá em casa como de quem anda por fora de uma forma desrespeitosa. Podem dizer, há pois e elas não falam não? Claro amigos! Calma! Elas também falam... dizem que eles são uns chatos que não as entendem. Que só servem para dar trabalho e tal. Muitas referem o marido como um segundo ou terceiro filho... cada um é para o que nasce. A verdade é que também algumas estimulam tais situações. Mas, a bem da verdade! Nunca ouvi falar da forma que eles falam...isso chamem-me nomes! Não há problema, nem os oiço e sei do que falo porque trabalhei o tempo suficiente num gabinete só com homens. Sortuda! Pensarão algumas ou alguns...bem, nem por isso...infelizmente, se fosse eu a escolher talvez pudesse ter melhor. Eles deviam pensar o mesmo de mim, acredito. Mas cada um vale o que vale e de perfeita também não tenho nada, felizmente... Não que sejam assim tão péssimos como isso mas pá é um pouco chato estares no meio de vários tipos e de repente um abrir a internet e gritar pelos outros, de uma forma histericamente excitada para que vejam uma boazonas nuas que lhes mandaram... e olhem que nem falo de nus artísticos...não! Estes são mais o tipo de nús do chamado karaté alentejano. Uma expressão muito usual para a pronografia. Pior ainda é quando se está a fazer algo e nem se dá conta do que se passa quando se ouve uma voz a dizer pa não olhar para o écran porque vão passar cenas indecorosas... claro que isto para mim é dizer: - Olha lá para o écran para ver o que achas disto! Ou tipo: - É pá! Vou-me vestir não olhes. Vocês não olhavam? Nada tenho contra gostarem de ver pronografia...cada um come com o que mais se pode sustentar. Há gostos para tudo mas, irem para o local de trabalho abrirem este género de coisas e depois andarem com piadas amorfas... é de bradar aos céus. Mas como tudo, isto não tem sexos pá. Toda a gente tem o direito de gostar seja do que for e onde for desde que não incomodem mais ninguém e, olhem que nem me sinto incomodada porque me passa ao lado.

No entanto, o que me leva a escrever são precisamente outros ítens. Certamente toda a gente já ouviu alguém dizer que as mulheres são complicadas e os homens pessoas simples e mais à vontade. Não é verdade! Isto não existe desta forma... existem pessoas simples, pessoas complicadas, pessoas invejosas, pessoas arrogantes, pessoas que se julgam acima de outras pessoas, pessoas racistas, pessoas, pessoas... pessoas... não existem sexos. Ups! Ou melhor não existe a divisão de sexos que se quer, na maioria das vezes fazer. A guerras dos sexos é muitas vezes estimulada, pelas desigualdades, pelas descriminações, e, pela vontade que existe num sistema de dividir para governar. Também se verifica quando se sente que existe competição... por acaso uma estupidez que anda a alargar-se em todas as áreas, sem regras nem bom senso.

Então, posso garantir que depois de ouvir imensas vezes que a mulher é um ser extremamente complicado, devo dizer também que alguns homens gostam de fazer avaliações precipitadas sem olhar o espelho... e reparem, disse alguns, não todos... mas pode-se aplicar também a algumas mulheres, pois as há tão complicadas ou tão simples como eles...não é uma questão de sexo, continuo a afirmar. Apenas o vou dizer no masculino, porque realmente foi no masculino que o ouvi vezes sem conta, apesar de ter consciência que, infelizmente, algumas mulheres avaliam outras da mesma forma...passando à frente. Bom, depois de alguns, que já são muitos, anos a ouvir que as mulheres são seres não muito fáceis de se aturar. Ora, quantas vezes não ouvi e ouço eu que: - Ah! Viste aquela gaja? Bem amandada, faz-se como gente grande. E o outro vai e diz-lhe: - Há bem piores pá! A amiga dela tem a mania que é difícil. Um gajo faz-se e tal e nada de nada. Que estupidez! Claro está que é decepção atrás de decepção para este tipo de pessoas e, que complicação. Mas não se ficando por aí... sim, que isto de estar entre homens tem o que se lhe diga e, aprende-se muito. Mas o mais interessante é vê-los a combinar para uma noite de engate na discoteca e tal, lá vão com as suas armas e bagagens a toda a força e, no dia seguinte os belos dos comentários: - E ontem man? Caraças! Sempre foste pa cama com aquela gaja? – ao que o outro respondia – Claro pá, aquela gaja é muito fácil, dei-lhe três sem tirar (nem pôr, esqueceu-se ele de dizer, lol). Foi um ver se te avias mas, pá, não quero nada com ela... fácil demais...achas que aquilo é para mais de uma noite? Como foi comigo vai com outro. – cá para nós que ninguém nos lê, na melhor das situações passaram a noite a conversar mas ele quer manter a boa aparência social. Nisto as mulheres são mais sinceras e abertas, ou fizeram ou não e acabou-se...digo eu!

Mas nem tudo é um mar de rosas e, há sempre um dia em que ouvimos dizer: Ah! Pá as mulheres são mesmo umas complicadinhas e não sabem o que querem. Nós ao menos sabemos e dizemos na lata - mas afinal qual a lata que dizem... elas nem de lata são! E lá continua – Lembras-te daquela loira que estava no café ontem? Essa então man, esquece! É um cú-doce de primeira, diz sempre que não quer nada e tal... ainda tou para ver...e tu?
- Eu é naquela... não tarda deixo a minha, já me xateia com as limitações, ainda a mando passear. Tem a mania que é autoritária e controla mas troco-lhe as voltas. – disse com ar desiludido. Ao que o amigo respondeu.
- Deixa lá cada um com a sua cruz, a minha é uma tonta sem opinião nenhuma, até chateia...concorda sempre com tudo o que lhe digo. Mas, olha pior ainda é a do Carlos pá... aquele gajo tem uma sorte dos diabos. Imagina que a mulher dele resolveu que ia continuar a estudar...para quê? Para lavar os taxos não precisa de estudos. Tem a mania que tem ambições... Mas ele diz que a apoia...um corno manso é o que é. Na volta a tipa quer é laurear a pevide.

Bom conversas à parte as coisas pareciam rondar sempre sobre o mesmo esquema. Se não era sobre mulheres era sobre carros ou motas mas, nenhum destes mais interessante que o outro. Via-se um na janela a chamar os outros: - Olha pá, venham ver! Vai ali a dondoca, tem a mania que não liga a nada, aquela gaja, a nada nem a ninguém... mania de importante é o que é! Os outros riam-se e lá vinham de novo as opiniões mais diversificadas sobre a mulher. – Sim tens razão estas mulheres são mesmo complicadas. Imagina tu, meti conversa com uma morenaça daquelas que é de apertar e chorar por mais. Depois desenvolveu-se conversa. Eu a ver se a levava no bico e a tipa falava em politica, desporto, o sistema, a educação... ai que nervos eu já tinha. Querem lá ver que me tinha saído uma feminista de um raio e eu a perder o meu tempo? Ainda por cima vimos uma barata no chão e o raio da mulher desata a matá-la. Mas que falta de chá pá! Que vergonha, nada feminina pá. Gosto delas mais femininas.- Enquanto dizia isto o amigo avançou: - Ah ok! Tu querias uma daquelas que sobem a mesa e desatam aos gritos, uma medrosa do caraças que dá nervos! Pior, pior é a gaja do Manel que tem a mania que não aceita tudo... uma fresquinha é o que é! E, além disso, ainda por cima ganha mais que ele, uma humilhação é o que é... o gajo deve ser humilhado por ela.

- Ó pá! Humilhado eu até queria era mesmo uma dessas. Pior está o meu primo que tem que sustentar a dele que se encosta pa caraças, ganha menos que ele e tá sempre na pedincha. E a tipa só quer é cosméticos pá. O homem gasta um dinheirão com ela... havia de ser comigo. Narcisista é o que ela é... só pensa nela e nos produtos de beleza. E não quer fazer nenhum... nem sei como consegue mas sai sempre muito cedo do trabalho, aquilo nem deve trabalhar, sequer...Não era para mim! – Disse indignado. Ao que o outro retorquiu:

- Migo, antes isso que a bota da tropa que o Félix anda... desleixada até dizer chega. Nem sei como ele anda com aquilo. Ainda por cima sai sempre tarde do trabalho, cá para mim anda metida com o chefe... é assim que elas sobem! Bem, nem sei quem quer aquilo além dele... se calhar nem é bem assim. Ela é que é uma gananciosa e só quer é ganhar horas extras. Mas pior para mim pá... é o tipo de mulher que um gajo quer ver o desporto e ela só quer tar com a televisão para ver novelas e programinhas fúteis... é logo uma discussão do caraças. E a panhonha que acena que sim a tudo o que queres...ah...não...submissa demais, não presta! Disse-o convicto de que era expert no assunto. E o amigo acrescentou:

- Não, não... há bem pior! Pior que isso é aquela que anda sempre de livro na mão e tem a mania que é intelectual. Opa a gente quer lá saber de tipas inteligentes para alguma coisa? E depois têm a mania que sabem tudo e são umas mandonas de primeira, porque se dizemos ai, logo aborrecem-se connosco. Se não levantamos a tampa da sanita é logo outro sarilho. Caraças pá! E as gajas que gostam de rock, altas malucas! Nem te passa pela cabeça... mas até acho melhor que as brejeiras...sempre a ouvir música romântica e a pensar no principe encantado...pobres! Mas a ciumenta dá-me cabo da cabeça pá, são bem neuróticas estas mulheres e apetece-me logo é fugir... ele há de tudo nesta vida pá...as gajas que nos enganam bem e nada fazem para que nos sintamos amados...parecem umas insonsas. As loucas que adoram os martelinhos das músicas electrónicas, se fôr preciso o dia todo. Há um tipo que me chateia também que é aquela tipa que fala alto parece que está sempre descontrolada ou então a que fala quase nem se ouve...uma subserviente de merda!

Também posso dizer-vos que de algumas mulheres já ouvi falarem mal de algumas coisas ou pessoas mas de quem, este tipo de mulheres, tem mais gosto em falar é mal de si próprias. Ora vejamos, quantas vezes já ouviram algumas mulheres – continuo a dizer algumas – falar mal de outras ou a colocarem-se numa posição ingrata. Devem estar a perguntar-se o que será uma posição ingrata. Pois passo a dizer que um destes dias, em que foi preciso tomar uma atitude assertiva sobre um assunto que dizia respeito ao grupo onde estava inserida e, em reunião, fiquei estupefacta quando ouvi comentar que para escolher alguém que levasse o caso mais longe e de forma mais definitiva, deveriam todas escolher um homem porque impunha mais respeito. Isto dito por uma mulher é uma coisa hilariante porque, são elas que depois reclamam para si próprias esse respeito. Claro que não foi um caso grave porque até foi dito meio na brincadeira mas, quantas e quantos não pensarão assim? Ora o respeito como qualquer outro conceito não tem sexo. São formas de estar na vida e de mostrar de forma assertiva o que se pretende. Mas infelizmente, na brincadeira, ou não, devo dizer que conheço muito boa gente que pensa seriamente que esta é uma grande e única verdade. Diálogos como estes são muitos e ouvidos diáriamente: - Pois, pois, eles são mais sinceros. Elas cravam a unha por tràs. Além do mais detesto os ambientes das Fábricas, é só mulheres e parece que se comem vivas com tanto disparate, não há paciência para tanta rivalidade.

Bem, caro leitor, nem me vou alongar mais pois nem sei se conseguiram ler até aqui, nesta leitura desgarrada do disse que disse, do que é e não devia ser porque sinceramente,
o ser humano nunca está satisfeito e, como sempre disse isto no seu todo é algo que nem tem a ver com o facto de ser masculino ou feminino. Pelo menos não acredito nisso, apesar de ouvir constantemente as mesmas lenga-lengas. Mas, para aqueles que se julgam simples e descontraídos, digam-me lá, afinal como podem dizer que a mulher é complicada? Porra! Claro está que não é a mulher nem o homem, é o ser humano de uma forma geral que adora complicar. Nada disto tem a ver com sexos ou com guerras de sexos...haja paz neste mundo que de guerras já estou eu farta. Melhor mesmo é saber dialogar e viver lado a lado reconhecendo que todos nós temos os nossos defeitos e virtudes e, a todos nós cabe saber ceder e fazer ceder de acordo com o crescimento de cada um e em conjunto como pessoas que somos. Guerra dos Sexos?! Ah! Isso é coisa para quem não tem mais que fazer. Mas, convenhamos...tanto se ouve, tanto se ouve que chega uma altura as coisas ficam enraizadas. Por isso o melhor mesmo é arejar as ideias com pessoas diferentes E agradecer as lições.

Luisa Abreu
05/03/09

A TODOS O QUE VÊM O MUNDO SEM RÓTULOS, SEM DESCRIMINAÇÃO SECTÁRIA E DE SEXOS MAS ONDE NOS POSSAMOS COMPLETAR, COMO SERES HUMANOS, E CONTRIBUIR PARA MELHORAR ALGO NO NOSSO DIA-A-DIA, SENÃO NA RUA, PELO MENOS NA NOSSA CASA.

http://www.youtube.com/watch?v=Qx_9aQRzSC8&feature=channel_page

Nenhum comentário:

Postar um comentário